Temas para redação de vestibular Muro de Berlin

Muro de Berlim

Em Novembro de 2009 será comemorado 20 anos da queda do Muro de Berlim exatamente em Novembro de 1989 esse muro que dividia Berlim em duas partes caiu. Este muro é importante na história de todo o mundo contemporâneo mais recente, em função de uma questão muito simples, ele simbolizava o fim da Guerra Fria. Lembrando que o mundo durante a Guerra Fria estava dividido. A Alemanha também estava dividida, em dois blocos e isso inclui Berlim, o bloco capitalista e o bloco socialista, o muro foi construído no inicio dos anos 60 e 61, porque naquela época muitas pessoas fugiam da Berlin socialista para Berlin capitalista, diante deste cenário as forças lideradas pela União Soviética, por pressão, resolveram levantar um muro que selaria esta divisão de forma mais prática. É uma pagina triste da história mais recente do mundo, porque afinal de contas você divide uma cidade com um muro enorme, um muro real e a divisão material desta cidade significava a divisão de famílias inteiras, de vizinhos de pessoas que até então conviviam de maneira harmoniosa.

Essa página triste termina em Novembro de 1989. A queda do Muro de Berlim selaria portanto, uma aproximação, uma reunificação das Alemanhas, primeiro claro de Berlim, depois as Alemanhas, uma reunificação total também era entendida por muitos como o símbolo do fim da Guerra Fria. A construção desta nova página foi muito difícil para os alemães porque durante décadas Berlim e Alemanha estavam divididas em duas estruturas econômicas muito diferentes. a ideia central é de que haveria uma dificuldade e isso aconteceu, é que haveria na reunificação destas cidades desses dois mundos tão diferentes. Mas a dica final é que você fique atento com a continuidade destas questões e situações.

Lembre-se a queda do muro não significou os fim desta quebra, desta divisão com muros, as Coreias continuam dividas até hoje, nas fronteiras dos EUA junto ao México, o muro na região de Israel, muros que estão sendo construidos no Rio de Janeiro. Então fique atento!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FAZER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

5 perguntas pra sua idéia de negócio se adequar ao Mercado

8 PERGUNTAS QUE VC PRECISA RESPONDER PARA SABER SE SEU NEGÓCIO É